Ver o movimento da cidade e como os espaços se organizam é algo que sempre me chamou muita atenção. Últimamente, percebo, talvez pela minha relação íntima com o assunto, que existe um movimento grande de surgimento de casas de cultura em Campinas.
Algumas delas, já tive a felicidade de conhecer o projeto de perto, sendo algumas, o Coletivo Mangueira, localizado no bairro Santa genebra em Campinas, onde realizei a minha primeira exposição individual, e também a Casa do Pavão, coletivo localizado no bairro Jardim Samambaia, que tive o grande prazer de fazer diversas oficinas e também criar uma relação próxima com as diretores de lá, Nilza e Marisa.
E nesse ano de 2025, logo no ínicio, vi surgir de perto um novo espaço de cultura e arte na cidade: o Ateliê Sobradinho!
criado e idealizado por duas Anas, Ana Murphy, e Ana Paula, o atelier sobradinho fica localizado na rua Aldo Chiratto, 11 no taquaral, na charmosa e icônica “vila Cury”, onde moravam os operários da chapelaria Cury, sim, a que fez os chapéis do Indiana Jones.
Meu primeiro contato com o Sobradinho, foi logo no inicio, quando fomos convidadas pelas próprias criadoras para sediar um encontro do Urban Sketchers Campinas no local. A ideia foi muito bem recebida por todos os participantes, que amaram passar uma manhã de domingo na pequena vila no meio da cidade em compania de um bom café e biscoitinhos deliciosos 🙂
Nesse mês de Maio, voltei à convite da Ana Murphy ao Atelie Sobradinho para um evento especial. Seria um dia de Atelie aberto onde diversos artistas dariam oficinas e a casa estaria aberta para a vizinhança e convidados. Para aproveitar todo o clima calmo e gostoso do lugar, acredito que nada mais